As grandes empresas de serviços de tecnologia já utilizam o marketing digital como mecanismo de venda há alguns anos. Desenvolvedoras de Software, companhias aéreas, hotéis, agências de viagem, entre outras. De 2006 a 2008 estas empresas entenderam que o desenvolvimento de site institucional poderia ir além do fortalecimento da marca, que poderia gerar vendas efetivas, se tornando um importante canal de marketing e distribuição. A partir de 2008 começaram investimentos pesados, e a partir de 2012 se tornou o principal canal de vendas e captação de leads (contatos).

Também a partir de 2012 as micro, pequenas e médias empresas de serviço despertaram para a importância e as vantagens do marketing digital em relação as outras mídias de publicidade e propaganda tradicionais.

Dicas de como utilizar o marketing digital para empresas de serviço:

1)       Foco em vendas

Design e identidade visual são elementos importantes, mas deve-se buscar o custo benefício. Há agências de marketing digital que tornam este item seu maior diferencial, e esquecem da conversão. O problema é que os clientes não chegam ao site, ou chegam e não encontram o que desejam.

2)       Site é o coração da sua estratégia digital

Sempre que alguma ação de marketing chegar ao seu cliente, o mesmo vai entrar no seu site. Seja uma campanha de email marketing, divulgação em rede social, busca no Google orgânica ou campanha patrocinada no Google AdWords, e até mesmo quando entregar um cartão de visitas pessoalmente.

3)       Site deve ser responsivo, ou seja, compatível com smartphones e tablets

O número de smartphones é de 40 milhões no Brasil, e representa mais de 50% dos acessos as redes sociais. Um site responsivo se adapta ao tamanho do dispositivo. Abrir no celular não significa que ele é responsivo, qualquer site pode rodar em um dispositivo móvel. Para que seu usuário possa ler o conteúdo, é necessário que o tamanho dos fontes e a sua disposição se ajuste.

4)       O que os olhos não vem, o Google enxerga

As campanhas ajudam a encontrar os clientes, mas o cliente pode chegar a sua empresa pelo Google. Para que sua indexação orgânica funcione, conhecida pela sigla SEO – Search Engine Optimization, são necessárias duas coisas: boas práticas de tecnologia e o conteúdo correto. Para quem contrata é um grande desafio, pois precisa confiar na sua agência digital ou consultoria especializada em SEO. Pegue referências de sites desta empresa e faça buscas no Google. Este trabalho é contínuo, é impossível chegar ao melhor resultado já no lançamento do site. Invista mensalmente em serviços de SEO.

5)       Defina objetivo de gerar leads

Seu site deve conter iscas para que o cliente deixe contatos. Estimule em várias partes do site que o cliente mande uma mensagem. Utilize ferramentas de chat. Crie materiais especiais com conteúdo que ajude seu cliente, chamados de e-book, e forneça em troca de um e-mail. A partir deste contato é hora da equipe comercial fazer sua parte.

6)       Analise os resultados e evolua suas ações digitais

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de entender de forma rápida e precisa os resultados de cada ação. Analise os indicadores e não tenha medo de mudar, eliminando as ações com baixo retorno, aumentando as que mais contribuem e tentando outros tipos de campanha.

7)       Se inspire nos grandes, copie, mas entenda a limitação do seu orçamento

É muito importante seguir as grandes empresas para entender as tendências. Copie o que for possível, sempre adaptando ao seu orçamento. Troque ações de branding por ações de venda online.

Ao pensar na criação do site, lembre-se do objetivo final, que é vender. Estabeleça as metas para sua agência de publicidade digital. Entenda que a evolução é continua, tanto pelo aprimoramento do que foi lançado inicialmente, quanto pela evolução da tecnologia e do mercado.

Comece ou fortaleça sua presença digital, é um investimento que traz retornos em vendas para sua empresa.  Conte com uma empresa de marketing digital especialista para auxiliar seu planejamento digital.

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