Ao fazer o planejamento de marketing de sua empresa, existem várias opções de acordo com o segmento em que você atua e o público que você deseja atingir. Ao tratar de marketing digital, também existem várias opções, mas não adianta realizar um alto investimento em ferramentas de mercado se você não tiver um site que atraia novos clientes e gere vendas.
Assim como você troca seu smartphone a cada 2 ou 3 anos (alguns de vocês, assim como eu, em até um período menor, para acompanhar a evolução tecnológica), o desenvolvimento de sites é uma necessidade que precisa acompanhar a evolução dos aparelhos que o acessam. Pense bem, há 3 anos atrás, a quantidade de pessoas que acessavam seu site através de Celular era muito menor do que aquelas que acessavam via Desktop, então fazia sentido investir em um layout que chamasse a atenção em uma tela maior. Porém, pelo seu próprio comportamento no dia-a-dia, você consegue entender que isto mudou, então, ter um site responsivo (site que se adapte a tela do celular) virou algo essencial.
Para mostrar que não são somente empresas pequenas que passam por isso, veja o exemplo do site da Marisol, uma grande empresa de confecções. Se você acessar o site da empresa via seu Desktop, verá uma animação bem legal em Flash de uma abelhinha na tela, que realmente chama a atenção dos visitantes. Porém, tente acessar o site de seu IPhone. Você não conseguirá ver coisa alguma! E estamos falando de uma empresa que tem um budget gigante de marketing.
Você encontrará várias opções de criação de sites e deve estar com a preocupação de que se investir na criação de seu site agora, terá que investir novamente para acompanhar a evolução tecnológica em um curto período de tempo. Não vou mentir que assim como você investe em hardware (novos celulares, computadores, tablets) de tempos em tempos, e assim como você investe (ou deveria investir) mensalmente em estratégias de marketing digital para continuar a atrair clientes, você também terá que ficar de olho nas tendências de design web e técnicas de conversão para que seu website continue convertendo vendas. Porém, as dicas abaixo vão garantir que seu investimento seja muito menor e você não precise refazer completamente seu site a cada 2 anos:
1) WordPress
Antigamente, o WordPress era sinônimo de blog, e muitas agências de marketing digital convenciam seus clientes de que era necessário investir em outra tecnologia para ser “diferenciado”. Esqueça isto! O WordPress é a plataforma mais utilizada na criação de sites e possui milhares de plug-ins e temas que garantem todas as funcionalidades que você precisa agora e precise atualizar no futuro. Não existe outra opção de mercado em nenhum estudo que ofereça uma melhor opção custo x benefício.
2) Site Responsivo
Seu site precisa ser responsivo para ser lido em qualquer aparelho, a realidade é esta. Se seu site não é responsivo, você está perdendo a oportunidade de atrair clientes. A grande maioria dos anúncios nas Redes Sociais (Facebook, Google Plus, Twitter, Pinterest, LinkedIn) é feito através das redes sociais, então se você coloca um link em seu anúncio, para converter o visitante em seu site e seu website não for responsivo, você perderá uma oportunidade de ouro e jogará dinheiro de marketing digital no lixo. Além disto, com os “wearables” (aparelhos que as pessoas usarão em seu corpo, como Relógios ligados ao celular e Google Glass), a adaptabilidade de seu conteúdo será cada vez mais importante.
3) Iscas de Conversão
Seu grande objetivo quando alguém chega em seu site é conseguir seu contato ou fazer uma venda. A utilização de botões, formulários e pop-ups para coletar as informações do visitante e aumentar sua lista de e-mail é essencial para o sucesso de sua estratégia de marketing digital. Ao utilizar o WordPress e ter um site responsivo, você terá muito mais flexibilidade para fazer alterações de acordo com os resultados que você pode medir nas próprias ferramentas de mercado ou no Google Analytics. Se você desenvolver um site em uma tecnologia defasada e contratar individualmente cada alteração, seu custo será muito maior e sua velocidade de implementação será muito menor.
Concluindo, seu site deve ter a mesma importância de uma loja física para quem está fora do mundo digital. Você entraria em uma loja no shopping que estivesse em condições precárias para adquirir um produto? Seu potencial cliente na internet tem o mesmo comportamento, e com a disponibilidade de milhares de opções com apenas um click, você precisa garantir que sua casa esteja sempre pronta para receber novos visitantes.